sábado, 20 de junho de 2020

Veloz Futebol Clube (Atualizando postagens)


Por José Henrique, 20 de junho de 2020










Ficha do Clube





Nome: Veloz Futebol Clube
Fundação: 05 de janeiro de 1945
Localização: Itapissuma - Região Metropolitana do Recife
Cores Oficiais: Preto, Branco e Vermelho
Mascote: Cobra Coral
Campo/Estádio: Campo do Veloz - Murado
Status Atual: Amador









O Veloz Futebol Clube, é um clube de futebol amador e social sediado na cidade de Itapissuma, que estar localizada na Região Metropolitana do Recife, endereçado na Rua Dr. José Bezerra, Nº 72.





Sede do Clube em 2012 - Foto: Google maps




O tricolor de Itapissuma sempre foi um clube bastante presente no futebol amador pernambucano onde participou de várias competições , sendo as mais importantes a Taça Pernambuco no ano de 1962 e 1964, na década de 1970 disputou uma edição da Copa Arizona no ano de 1977 e no começo da década de 1980 o clube disputou uma edição da Copa do interior no ano de 1980.





Taça Pernambuco de 1962 Veloz 0x3 Condor de Olinda - Foto: Diário de Pernambuco




Durante a década de 1960 o time tricolor foi filiado a Liga Desportiva de Igarassu onde conquistou vários títulos e representou a cidade em todas as competições citadas acima, pois Itapissuma até 1982 era um distrito de Igarassu.





Na liga da cidade Museu, o Veloz (tricolor) sempre teve rivalidade contra o quadro do São Paulo (rubro-negro) e do Espinheiro (alvirrubro), coincidência com o trio de ferro da capital? Acreditamos que não.





Após esse período em que o clube foi bastante ativo, ainda na década de 80 a Cobra Coral de Itapissuma começou a cair no ostracismo e não retornou mais para as competições estaduais, mantendo-se apenas como um clube amador e limitando-se aos campeonatos citadinos.





Time do Veloz no ano de 1995 - Foto: Sinesio Junior no Facebook




Curiosidade do clube:





O time do Veloz FC ajudou a fundar o tradicional Paulistano FC de Paulista:
No comecinho da década de 1980 a cidade de Paulista já sonhava bastante com um clube no futebol profissional que representa-se a cidade no Campeonato Pernambucano da 1ª divisão, esse clube se chamaria Associação Atlética Paulista, que logo depois seria chamado de Paulistano Futebol Clube, e ocorreu uma reunião no ano de 1982 com dirigentes de clubes amadores da cidade de Paulista e cidades próximas e o time do Veloz FC estava presente na reunião, ajudando assim a cidade de Paulista a fundar seu primeiro time profissional. 





Em nossa pesquisa conseguimos localizar alguns títulos do Veloz pela Liga de Igarassu, foram conquistados em 1961, 1963 e 1970.





Atualmente o clube permanece no amadorismo, em competições da cidade de Igarassu e pela região tanto no futebol quanto no futsal.





Fonte: BND (Diário de Pernambuco).





Compartilhe nosso futebol!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário