quinta-feira, 18 de junho de 2020

Clube Atlético Pernambucano

Por José Henrique, 18 de junho de 2020
Carpina-PE

FICHA DO CLUBE

NOME OFICIAL: Clube Atlético Pernambucano
FUNDAÇÃO: 08 de março de 2006
LOCALIZAÇÃO: Carpina – Zona da Mata
CORES OFICIAIS: Laranja e Azul
MASCOTE: Tatu-Bola
CAMPO OS ESTÁDIO: Municipal Paulo Pessoa Cavalcanti Petribu - 3.500
STATUS ATUAL: Em atividade

O Clube Atlético Pernambucano é um clube de futebol da cidade de Carpina, que está localizada na Zona da Mata Pernambucana. Fundado em 08 de março de 2006 na cidade de Vicência e com o nome de Clube Atlético de Vicência, o clube veio mudar de nome e transferir sua sede para Carpina no ano de 2008.

ATLÉTICO DE VICÊNCIA



Como Atlético de Vicência, chegou a disputar nos anos de 2006 e 2007 a segunda divisão pernambucana, onde alcançou a 3ª fase e as Quartas de Finais respectivamente.

Atlético de Vicência em 2006 - Foto: Orlando Lacanna (Blog Jogos Perdidos)

ATLÉTICO PERNAMBUCANO

No ano de 2008 o clube alterou o seu nome para Clube Atlético Pernambucano e promoveu algumas mudanças em seu escudo, e passaria a usar as cores azul claro e laranja, com isso já no ano de 2008, com sede na cidade de Carpina participou do campeonato pernambucano da Série A2 (onde finalizou a competição em 5º lugar) e da Copa Pernambuco onde foi vice-campeão depois de empatar em 0x0 em casa e perder por 4x0 para o Santa Cruz no Arruda.

Em 2009 ainda na cidade de Carpina mais uma vez participou da Série A2 e finalizou a competição em 7º lugar, também participou da Copa Pernambuco onde encerrou a competição num modesto 14º lugar. No ano de 2010 o clube pediu licença junto a FPF-PE e não participou de nenhuma competição oficial, retornando as atividades assim no ano de 2011 quando clube fechou parceria com a prefeitura de Camaragibe e passaria a atuar naquela cidade, e assim o clube jogou a Série A2 onde finalizou a competição em 6ª lugar e na Copa Pernambuco fechou a competição no 4º Lugar.

Em 2012 ainda mandando seus jogos na cidade de Camaragibe, o clube mais uma vez jogou a Série A2 onde em uma campanha desastrosa encerrou a competição em 15º lugar (lanterna).

No ano de 2013 o clube muda mais uma vez seu escudo desta vez apenas invertendo as cores e passaria a atuar com as cores Laranja e Azul Escuro, porém o clube retornaria as competições apenas em 2014.

E em 2014 voltando a atuar em Carpina o clube voltou para o Campeonato Pernambucano da Série A2, o clube finalmente alcançou o tão sonhado objetivo ao conseguir o acesso para o Campeonato Pernambucano da 1ª divisão quando ficou com o vice-campeonato da competição, na final o clube perdeu para o Vera Cruz de Vitória de Stº Antão pelo placar de 2x1.

Time do Atlético Pernambucano em 2014 - Foto: Página oficial do Clube no Facebook

Na estreia no Campeonato Pernambucano da Série A1 em 2015 clube mais uma vez alcançou o objetivo que era de não cair de volta para Série A2 e encerrou a competição no 9ª lugar. No ano de 2016 o clube conseguiu alcançar o 7º lugar na competição e fez história ao garantir uma das vagas de Pernambuco para o Campeonato Pernambucano da Série D no ano de 2017.

O ano de 2017 o clube fez uma péssima campanha no campeonato pernambucano da série A1 e acabou a competição na lanterna da competição e acabou sendo rebaixado para a série A2. E no Campeonato Brasileiro da Série D do mesmo ano o clube caiu no grupo A8 junto de Fluminense de Feira da Bahia, Campinense da Paraíba e Itabaiana de Sergipe e mesmo com uma campanha regular, o clube ficou apenas com o 3º lugar em seu grupo e foi eliminado na 1ª fase da competição.

Logo depois o clube licenciou-se e retornou no ano ano de 2019 com o retorno da Copa Pernambuco, onde mais uma vez o clube foi eliminado na 1ª fase, e então o clube vive na expectativa de retornar a Série A2 no ano de 2020.

Vale também destacar o bom trabalho nas categorias de base o clube sempre fez, que inclusive já rendeu em uma excursão para Portugal entre 2007 e 2008 e também uma participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano de 2010, sem contar que durante muitos anos o time disputou o campeonato pernambucano Sub-20.

Time do Atlético Pernambucano no ano de 2010 na Copa São Paulo de Futebol Júnior - Foto: Canal Clube Atlético Pernambucano de Camaragibe - Youtube




FONTES
Blog Jogo Perdido, RSSSF Brasil, Futebol Nacional, Wikipédia, Bola na Área, Canal do clube no Youtube, Página do Clube no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário