sexta-feira, 19 de junho de 2020

Afogadense Futebol Clube

Por José Henrique, 19 de junho de 2020
Afogados da Ingazeira - PE


FICHA DO CLUBE

NOME OFICIAL: Afogadense Futebol Clube
FUNDAÇÃO: 2005
LOCALIZAÇÃO: Afogados da Ingazeira - Sertão
CORES OFICIAIS: Azul claro, branco e preto
MASCOTE: Iguana
CAMPO OS ESTÁDIO: Municipal Valdemar Viana - 2.200 torcedores
STATUS ATUAL: Amador

O Afogadense Futebol Clube, é um time de futebol da cidade de Afogados da Ingazeira no Sertão pernambucano, o clube foi fundado em 2005 e iniciou suas atividades no futebol amador ao disputar a Copa do Sertão e surpreendentemente ficou com vice campeonato e teve o artilheiro daquela edição.

Já no ano de 2006 o clube se profissionalizou e disputou pela primeira vez o campeonato pernambucano da Série A2 do mesmo ano onde foi eliminado na 2ª fase da competição, na 1ª fase caiu no grupo D junto com 1º de Maio, Sport Boa Vista, Intercontinental e Grêmio Petrolândia.

No ano de 2007 o clube mais uma vez disputou a Série A2 pernambucana onde chegou a disputar o primeiro turno da 1ª fase, porém no 2º turno a Federação Pernambucana de Futebol resolveu eliminar o time do Afogadense, pois o mesmo não haveria comprido com o pagamento de algumas taxas referentes a inscrição do clube e jogadores na entidade máxima do futebol pernambucano, encerrado assim a competição na última posição.

No ano de 2008, mais uma vez o clube voltou a participar da competição e mais uma vez o clube não realizou uma boa campanha e acabou eliminado na 1ª fase, na ocasião o clube caiu no Grupo A junto com Belo Jardim, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira e 1º de Maio.

Já no ano de 2009 foi o melhor ano do clube na Série A2 onde finalizou a competição na 4ª colocação geral.

Time do Afogadense em 2009 - Foto Blog do Afogadense

No ano de 2009 o clube iniciou na 1ª fase no Grupo A junto com Araripina FC, Belo Jardim, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira e 1º de Maio, onde o mesmo se classificou em 3º no grupo.

Na segunda fase o clube enfrentou o Ferroviário do Cabo, o Pesqueira e o Atlético Pernambucano que estava jogando na cidade de Água Preta, o clube se classificou para as semifinais em 2º no grupo.

Na semifinal o clube voltou a enfrentar o time do Araripina e acabou sendo eliminado com dois empates em 1x1 e foi eliminado, pois no regulamento daquele ano dizia que em faze eliminatórias passaria o clube com melhor campanha, no caso o Araripina, que ficou com a vaga na elite estadual do ano seguinte.

Após o quase acesso a elite no ano de 2009 o clube licenciou-se por dois anos e retornou as competições oficiais em 2012 para a Série A2 de Pernambuco onde mandou seus jogos no estádio municipal José Malaquias conhecido popularmente como Beira Rio na cidade vizinha de Carnaíba onde chegou a utilizar um uniforme com as mesmas cores da bandeira da cidade, e apesar da boa campanha o clube acabou eliminado na 1ª fase onde encerrou na 7ª colocação entre 15 clubes com 45 pontos conquistado em 28 jogos o clube conquistou 12 vitórias 09 empates e 07 derrotas.

Time do Afogadense em 2009 - Foto: Página do clube no Facebook

Após o ano de 2012 o clube tentou retornar no ano seguinte porém não obteve êxito, e com a fundação do Afogados da Ingazeira Futebol Clube, o Afogadense perdeu seu espaço na cidade e jamais voltou para uma competição profissional, houve inclusive a tentativa de colocar o clube na Série A2 de 2016, porém os diretores do clube acusaram a Federação de não permitir a entrada do clube por jogo político, pois ainda segundo os diretores o clube estaria em dia com todas as obrigações. (Confira clicando aqui)

Recentemente o clube retornou suas atividades pelo futsal.


FONTES:
Bola na Área, RSSSF Brasil, Página do Clube no facebook, Blog do Afogadense (desativado), Página Campeonato Pernambucano Série A2 no facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário