segunda-feira, 9 de novembro de 2020

INÉDITO! - Associação Atlética e Cultural São João - 01 participação na 3ª divisão pernambucana

 Por José Henrique, 09/11/2020


E minha longa busca pelos clubes participantes da antiga Copa Intermunicipal dos Clubes Campeões, mais conhecida como o antigo Campeonato Pernambucano da 3ª divisão me levou a mais esta descoberta neste final de semana! Trata-se da Associação Atlética e Cultural São João, time da cidade de São João no Agreste Pernambucano.

A Associação Atlética e Cultural São João foi fundada em 20 de março de 1951 na cidade de São João como um clube social e entrou para o futebol amador em meados da década de  1960 quando participou pela primeira em 1967 vez do Campeonato de Futebol Garanhuense (promovido pela L.D.G) neste ano a sua campanha foi desastrosa, porém o clube surpreendeu a todos e em 1968 foi campeão invicto do certame.

Time do São João na década de 1960 - Foto: Bartolomeu S. Euzébio/Facebook

O clube azul e branco depois do título invicto de 1968 foi convidado a participar do Campeonato Pernambucano Amador do Interior onde o clube enfrentou as grandes forças do futebol amador como por exemplo a A.G.A, o C.D.G, o União Peixe, o Palmeiras e Caiano entre vários outro clubes, o São João porém acabou sendo eliminado ainda na primeira fase, porém com um feito interessante, foi um dos únicos clubes a vencer a A.G.A, clube que viria a ser o grande campeão deste certame.

Após o certame o clube voltou suas atenções para o campeonato de Garanhuns onde continuou disputando durante a década de 1970 e de amistosos realizados pela região na década de 1980.

Time do São João na década de 1960 - Foto: Escolinha de Futsal Nova Geração/Facebook


Já no começo dos anos 2000, mais basicamente em 2002 quando o clube disputou a última edição da antiga 3ª divisão pernambucana, infelizmente não conseguimos localizar os jogos do clube, porém fica registrado mais um clube que disputou esta competição nublada de informações.

Hoje em dia o clube continua em atividade no futsal.


FONTES: Futebol Nacional, Diário de Pernambuco, Facebook, Tiago Valença



Nenhum comentário:

Postar um comentário