quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Fábrica Yolanda - A história do maior campeão da 2ª divisão pernambucana em sua era amadora

 Por José Henrique, 10/12/2020


O Fábrica Yolanda Futebol Clube, ou apenas Yolanda foi uma das agremiações de futebol mais vencedoras da história do futebol amador no Recife, o clube então foi fundado no início da década de 1920 através dos incentivos do Sr. Harry Black que era um dos donos da Cia. Fábrica Yolanda S/A na cores vermelha e branca.

No Domingo, 25 de agosto de 1925 foi inaugurado o Estádio do Jiquiá (Parque Esportivo Fábrica Yolanda), no Recife. Vale ressaltar que a construção foi um presente do inglês Harry Black ao clube alvianil do Jiquiá. Durante anos, o estádio, construído no estilo dos campos ingleses, foi considerado o melhor e mais bonito do futebol suburbano recifense.

Ainda na década de 1920, o clube ainda não havia se filiado a nenhuma entidade esportiva, e disputava apenas amistosos com os demais clubes suburbanos da época. Já na década de 1930 o Yolanda passou por uma reorganização que alterou suas cores de vermelho e branco para o tradicional Azul e Branco e também se filiou a antiga A.S.D.T, que era a Associação Suburbana de Desportos Terrestre, (entidade que organizava o tradicional campeonato suburbano do Recife, que era um predecessor da 2ª divisão amadora).


O Alvi-azulino Proletário permaneceu nas disputas oficiais até o início da década de 1970, e neste período o clube conquistou nada menos que oito o título da 2ª divisão amadora de Pernambuco, se tornando assim o maior campeão da categoria, onde se vale destacar que dos oito títulos conquistados seis foram de forma seguidas.

E apesar de toda hegemonia no futebol amador do Recife, o time do Yolanda jamais entrou para o campeonato pernambucano da 1ª divisão, porém o Alvi-azulino já enfrentou em partidas amistosas os três principais clubes de Pernambuco, em 08 de fevereiro de 1942 enfrentou o Sport na reabertura de seu estádio, infelizmente não conseguimos localizar nos jornais o resultado deste jogo, em 27 de janeiro de 1946 o Yolanda enfrentou o Santa Cruz em seu estádio lotado e conseguiu um simbólico empate de 2x2, já em 1961 em jogo festivo de entrega das faixas de tetracampeões da segunda divisão o Alvi-azulino Proletário enfrentou e venceu por 2x1 o time do Náutico em seu estádio.

Manchete do Jornal Diário de Pernambuco em 1961, Yolanda 2x1 Náutico

Os títulos conquistados pelo Yolanda na 2ª divisão foram em 1957, 1958, 1959, 1960, 1961, 1962, 1965 e 1966.

A decadência no futebol já começou em 1967, após o título do ano anterior, o time do Yolanda ficou fora da 2ª divisão nos anos de 1967 e 1968 e quando retornou as atividades em 1969 o clube atuou na segunda divisão até 1971 e não realizou mais nenhuma campanha de destaque abandonando as disputa oficiais da Federação Pernambucana de Futebol em 1972 e não retornando mais, o clube então se tornou apenas social, onde sua sede era e ainda é utilizada para realizar programas sociais para comunidade.

Em seu tempo de atividade no futebol o time do Yolanda disputou 27 edições da Segunda divisão amadora, onde conquistou Oito títulos da categoria, se tornando maior campeão da categoria.


FONTES: Jornal Diário de Pernambuco, Site História do Futebol


Nenhum comentário:

Postar um comentário