O Fábrica Yolanda Futebol Clube, ou apenas Yolanda foi uma das agremiações de futebol mais vencedoras da história do futebol amador no Recife, o clube então foi fundado no início da década de 1920 através dos incentivos do Sr. Harry Black que era um dos donos da Cia. Fábrica Yolanda S/A na cores vermelha e branca.
O Brasília Futebol Clube (ou simplesmente Brasília), foi um time de futebol sediado na cidade de Bezerros, que está localizada na Agreste Pernambucano, o time foi muito ativo durante a década de 60 quando disputou muitos amistosos com outros clubes tradicionais da região como por exemplo o Central de Caruaru.
O Grêmio Litero Recreativo Petrolândia é uma agremiação do Município de Petrolândia (PE). Fundado no dia 09 de Agosto de 1958, a sua Sede fica na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, s/n, no Centro da cidade. A equipe rubro-negra manda os seus jogos no Estádio Manoel Anízio de Menezes, o “Galegão”, com capacidade para 5 mil pessoas.
O Centro Esportivo Futebol Clube foi fundado em 13 de julho de 1968, e é um dos clubes de futebol e social mais tradicionais da cidade do Cabo de Santo Agostinho, com diversos títulos conquistados pelo campeonato de futebol promovido pela Liga Desportiva Cabense, a L.D.C.
E minha longa busca pelos clubes participantes da antiga Copa Intermunicipal dos Clubes Campeões, mais conhecida como o antigo Campeonato Pernambucano da 3ª divisão me levou a mais esta descoberta neste final de semana! Trata-se da Associação Atlética e Cultural São João, time da cidade de São João no Agreste Pernambucano.
O Sport Club Tabira é um clube de futebol Sócio Amador que está sediado na cidade de Tabira no Sertão Pernambucano, é um dos clubes de futebol mais antigos do Sertão, tendo sido fundado em 26 de novembro de 1938.
Fundada em 03 de julho de 1938, a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, é hoje em dia um dos clubes mais tradicionais do futebol do interior Pernambucano, chegando em algumas oportunidades realizar ótimas campanhas no estadual da 1ª divisão.
O time do Sete de Setembro Esporte Clube, é um dos clubes mais tradicionais do interior do estado de Pernambuco, conquistando vários títulos municipais, e participando de muitas competições estaduais nos anos 60 (Taça Pernambuco), 70 (Copa do Interior), 80 (Campeonato Pernambucano 1ª divisão e também Copa do Interior).
O Centro Desportivo Gravataense, mais conhecido como CDG é um dos clubes mais antigos ainda em atividade no interior de Pernambuco, fundado em 07 de setembro de 1929 o clube é um dos mais(se não o mais) tradicionais da cidade de Gravatá.
Fundado em 10 de maio de 1952 por José Rodrigues de Souza e Maria de Mercês Barbosa de Souza, o Monte Pascoal que carregava consigo as cores verde e preta, foi um dos principais clubes suburbanos entre os anos de 1976 até 1987.
Locomoção Esporte Clube de 2003 - Foto: Dilsinho Queiroz - Facebook
Na foto acima vemos time Locomoção Campeão Jaboatanense de 2003.
O histórico time do Locomoção Esporte Clube que já foi 06 vezes campeão pernambucano da 2ª divisão Amadora nos anos de 1954, 1955, 1963, 1964, 1967 e 1969.
Ipojuca FC, Tricampeão Ipojucano em 1995 - Foto: Facebook
Na Foto acima vemos o time posado do Ipojuca F.C, mais conhecido em sua cidade como "Boi Véio" no ano de 1995, ano do tricampeonato da Liga de Ipojuca.
Hoje é dia de parabenizar um dos clubes amadores mais tradicionais e queridos de Pernambuco, venho convidar-lhes para conhecerem um pouco da grandiosa história do Botafogo Sport Club do Barro, que neste ano de 2020 estará completando 88 anos uma ótima leitura para todos.
O Palmeiras Futebol Clube de Boa Viagem é um clube de futebol amador que estar sediado no Bairro de Boa Viagem na cidade do Recife, o alviverde foi fundado em 05 de outubro de 1976, por Maria Noêmia dos Santos e José Wanderley dos Santos.
A Copa Arizona de Futebol Amador foi uma competição de futebol que aconteceu entre os anos de 1974 e 1980 no estado de São Paulo e em 1977 até 1980 em Pernambuco. Ela foi organizada pelo jornal A Gazeta Esportiva no estado de São Paulo e pelo Diário de Pernambuco, aqui em Pernambuco e foi patrocinada patrocinada pela Companhia Souza Cruz, produtora de cigarros. Foi considerada a maior competição de futebol amador do Brasil na década de 70.
Olá pessoal tudo bem com vocês? Como todos vocês já sabem o Blog Acervo Futebolístico Pernambucano foi migrado do Blogger para o Wordpress, e este blog ficou livre para que eu possa fazer, digamos que uma extensão dos clubes do nosso Acervo Futebolístico Pernambucano, ou seja aqui teremos apenas fichas dos clubes de Pernambuco, não teremos histórias nem fotos raras nem competições apenas as fichas completas dos clubes (Escudo atual, Nome, Nome Oficial, Data de Fundação, Status do clube, Mascote e muito mais).
Antemão as fichas dos clubes que utilizarei serão baseadas nos modelos do Site www.mcnish.com.br, no qual eu recomendo bastante que vocês visitem caso queiram conhecer muitos clubes de futebol pelo Brasil afora!
Enfim espero que gostem desse novo trabalho que venho apresentar a todos vocês e que será constantemente atualizado!
Atenciosamente:
José Henrique, Adiministrador Geral do Acervo Futebolístico Pernambucano (Blog, Página do Facebook e Twitter).
Nome: Veloz Futebol Clube Fundação: 05 de janeiro de 1945 Localização: Itapissuma - Região Metropolitana do Recife Cores Oficiais: Preto, Branco e Vermelho Mascote: Cobra Coral Campo/Estádio: Campo do Veloz - Murado Status Atual: Amador
Por José Henrique, 19 de junho de 2020 Afogados da Ingazeira - PE
FICHA DO CLUBE
NOME OFICIAL: Afogadense Futebol Clube FUNDAÇÃO: 2005 LOCALIZAÇÃO: Afogados da Ingazeira - Sertão CORES OFICIAIS: Azul claro, branco e preto MASCOTE: Iguana CAMPO OS ESTÁDIO: Municipal Valdemar Viana - 2.200 torcedores STATUS ATUAL: Amador
CAMPO OS ESTÁDIO:Municipal Paulo Pessoa Cavalcanti Petribu - 3.500
STATUS ATUAL:Em atividade
O Clube Atlético Pernambucano é um clube de futebol da cidade de Carpina, que está localizada na Zona da Mata Pernambucana. Fundado em 08 de março de 2006 na cidade de Vicência e com o nome de Clube Atlético de Vicência, o clube veio mudar de nome e transferir sua sede para Carpina no ano de 2008.
Catende é um municio brasileiro do estado de Pernambuco, e está localizada na Zona da Mata Meridional de Pernambuco, e sua distância da Capital é de 142 km.
Localização de Catende no Mapa de Pernambuco
Segundo o Senso do IBGE de 2014 a cidade constava com 40.857 habitantes, foi fundada em 01 de fevereiro de 1874, tendo assim 144 anos.
No que se refere ao futebol já contou com quatro clubes em competições oficiais no estado, foram eles:
LEÃO XIII
Fundado em 13 de setembro de 1941, o time do Leão XIII, tradicional Alvi-azulino de Catende foi por muitos anos o clube mais tradicional da cidade e foi o único até agora a conquistar um título em uma competição oficial pela FPF-PE.
Foi no ano de 1958 quando conquistou o 1º campeonato das Usinas (Competição oficial do calendário pernambucano de 1958 até 1962) ao vencer o time do Destilaria EC na terceira partida da melhor de três (as duas primeiras foram empates).
Nesta época o clube fazia um dos fortes candidatos a se profissionalizar e fazer parte do campeonato pernambucano da primeira divisão, junto com os clubes da capital, porém nunca avançou neste quesito.
Sua última competição oficial disputada foi no campeonato Pernambucano da 3ª divisão do ano 2000, quando foi eliminado pelo time do Gameleira nos pênaltis na 3ª fase da competição, no ano de 2002 o futebol do clube foi fechado e sua sede funcionava apenas para eventos sociais e shows.
S.E.U.B.
O time da Sociedade Esportiva União Bandeirantes ou simplesmente S.E.U.B. foi fundado em 17 de setembro de 1974, no distrito de Lage Grande, na cidade de Catende, o clube conta em seu currículo uma participação na edição de 2009 da Copa Pernambuco.
O Clube não foi muito bem e acabou eliminado ainda na 1ª fase da competição, sendo o lanterna da competição onde em 6 jogos conseguiu 03 empate e 03 derrotas, confiram:
GRUPO B Vera Cruz 2-1 SEUB SEUB 0-0 Santa Cruz SEUB 1-1 Cabense Cabense 2-0 SEUB Santa Cruz 6-0 SEUB SEUB 1-1 Vera Cruz
Group B PTS J V E D GM GC SG 1.Santa Cruz 13 6 4 1 1 17 3 14 2.Cabense 13 6 4 1 1 10 6 4 --------------------------------------------------------------------- 3.Vera Cruz 4 6 1 1 4 4 13 -9 4.SEUB 3 6 0 3 3 3 12 -9
SEUB Eliminado na primeira fase da Copa Pernambuco.
Depois de ser eliminado o clube não mais voltou a uma competição a nível estadual, retomando assim suas atenções ao futebol amador local, onde disputa vários amistosos e competições regionais.
USINA CATENDE
O time da Usina Catende Futebol Clube, foi fundado em 11 de março de 2006 e assim como os demais clubes mandava seus jogos no estádio Anteógenes Chaves que tem a capacidade para 3.000 torcedores.
Em sua história o Lobo Guará de Catende disputou duas edições da Série A2, 2006 e 2007 respectivamente, em 2007 o clube chegou muito perto de alcançar a elite estadual, ao encerrar a competição em um honroso 5º lugar geral, confira o histórico dos jogos da Usina Catende:
2006 - SÉRIE A2
Cabense 3-2 Usina Catende Usina Catende 2-2 América Ferroviário 1-0 Usina Catende Usina Catende 1-1 Vera Cruz Usina Catende 1-1 Cabense América 1-0 Usina Catende Usina Catende 1-1 Ferroviário Vera Cruz 1-1 Usina Catende
JOGO DE IDA Usina Catende 1-2 C. Limoeirense - CATENDE JOGO DE VOLTA C. Limoeirense 2-2 Usina Catende - LIMOEIRO
Apesar do progresso a prefeitura optou em conter gastos e o clube se licenciou, mas com a promessa de que retornará um dia as competições profissionais.
CATENDEBOL
No ano de 2005 a FPF-PE convidou o time do Catendebol para a disputa da competição que contou também com o América do Recife, Belo Jardim, Cabense, Centro Limoeirense, Salgueiro, Sport Recife, União de Paulista e Vitória.
Infelizmente não conseguimos encontrar informações sobre o clube (Escudo, Data de fundação nem os resultados do clube na competição), alguns resultados encontrados do clube na Copa PE foi o empate em 1x1 com o Sport Recife na Ilha do Retiro, a vitória por 1x0 em cima do Centro Limoeirense em Catende, a derrota para a Cabense por 3x0 no Cabo de Stº Agostinho, a derrota por 2x0 para o Vitória em Vitória de Santo Antão e o empate em 0x0 com o União de Paulista em Catende.
O time do Catendebol não retornou mais a uma competição estadual, e seu status atual é desconhecido.
É importante lembrar que todos o clube de Catende em suas competições mandavam seus jogos no Estádio Anteógenes Chaves de capacidade para 3.000 torcedores.
Qual cidade vocês gostariam de ver nesta nova série? Comentem!!
FONTES:
RSSSF Brasil, História do Futebol, Futebol Nacional, BND - Diário de Pernambuco.
Por José Henrique, 15 de maio de 2020 Petrolina-PE
O América Futebol Clube, é um time de futebol amador que está sediado na cidade de Petrolina, localizada no Sertão do São Francisco de Pernambuco, o Alvirrubro Petrolinense foi fundado na década de 1950, e é um dos clubes mais tradicionais do futebol amador da cidade.
América Futebol Clube em 1966 - Foto: Página Oficial do América Futebol Clube de Petrolina no Facebook
O Clube é provavelmente o maior campeão de Petrolina, pois em minha pesquisa consegui localizar pelo menos 09 títulos do certame de Petrolina (1956, 1962, 1963, 1964, 1965, 1972, 1978, 1988, 1994) e fontes noticiam um tetracampeonato na década de 1970, porém sem mencionar os anos.
Durante a Década de 1970, o clube alterou sem nome para América Lítero Esportivo, e retomando o nome atual já na década de 1980 quando disputou sua única competição a nível estadual, a Copa do Interior de 1980 onde o clube acabou caindo no Grupo 3 junto com as fortes equipes da AGA de Garanhuns, América de Sertânia, Cultura de Belo Jardim, Flamengo de Arcoverde e União Peixe de Pesqueira e foi eliminado logo na 1ª fase, infelizmente não consegui localizar os resultados do América na Copa.
América Futebol Clube em 1988 - Foto: Página Oficial do América Futebol Clube de Petrolina no Facebook
Desde então o América voltou suas atenções para o Campeonato Petrolinense onde conquistou vários títulos, porém não voltou mais para competições estaduais.
UM MOMENTO HISTÓRICO
No ano de 1973 o lendário jogador Garrincha jogou no América Lítero Esportivo de Petrolina, foi por apenas 01 jogo, mais ficou marcado na história do futebol Petrolinense.
Foto: Página Oficial do América Futebol Clube - Petrolina/PE
A visita de Mané Garrincha fez com que as cidades, separadas pelo rio São Francisco, se unissem para ver o craque jogar. A notícia de que Garrincha estaria na região mexeu com o povo e com a imprensa local. Na época, o jovem radialista Domingos Sávio Ventura Brandão, conhecido como Sivuca, foi um dos responsáveis pela cobertura do evento.
– Foi uma cobertura grande, porque foi um evento excepcional. Tratava-se do melhor jogador do mundo. A imprensa deu grande destaque. Nós criamos muita expectativa sobre esse jogo – afirma Sivuca.
O NÃO A GARRINCHA
O confronto foi entre Veneza, de Juazeiro, e América, de Petrolina, no estádio Adauto Moraes, na cidade baiana. Antes do jogo, ficou combinado que o Mané jogaria um tempo em cada equipe, mas nem tudo saiu como o esperado. Quando estava no auge, o talento do ex-botafoguense era desejado por todos. Aos 40 anos de idade, no entanto, ele se viu rejeitado por um time amador.
– Fizeram um sorteio para ver em qual time ele jogaria primeiro, e deu Veneza. Aí atrasou para começar o jogo, e a gente esperando. Foi quando chegou a notícia de que o presidente do Veneza não aceitava Garrincha. Ele não queria mexer no time. O Veneza era muito bom. Não tinha vaga, nem sendo Garrincha – conta Marco Polo, um dos personagens do confronto.
Sendo assim então o jogou o jogo inteiro pelo América, para alegria da torcida Americana, e jogando os dois tempos no América, a vitória ficou mais fácil: 3 a 1, apesar de Garrincha não ter marcado.
E assim encerramos nossa semana com os clubes Petrolinenses em nosso Acervo Futebolístico Pernambucano, Espero humildemente que tenham curtido essa série de postagens sobre os antigos clubes da cidades.
FONTES:
Globo Esporte, Futebol BH, BND (Diário de Pernambuco).
Escudos e Uniformes desenhados por José Henrique, administrador do Acervo Futebolístico Pernambucano.
Por José Henrique, 14 de maio de 2020. Petrolina-PE
O Palmeiras Esporte Clube, é um tradicional clube do futebol Amador que esta sediado na cidade de Petrolina, localizada no Sertão do São Francisco Pernambucano.
Por José Henrique, 13 de maio de 2020 Petrolina-PE
O Náutico Esporte Clube ou apenas Náutico de Petrolina, é um clube de futebol que está sediado na cidade de mesmo nome, fundado na década de 1950, o clube sempre foi um assíduo participante do campeonato Petrolinense promovida pela Liga Desportiva Petrolinense, filiada a FPF-PE.
Por José Henrique, 11 de maio de 2020 Petrolina-PE
Fundado no ano de 1963 como Centro Social Caiano, é um dos clubes mais tradicionais de Petrolina sendo dono de pelo menos 10 títulos do Campeonato Petrolinense, também participou de uma edição da Copa do Interior no ano de 1968 e também na 3ª divisão pernambucana em 1999.
Por José Henrique, 06 de maio de 2020 Arcoverde-PE
O Democrático Esporte Clube, foi um clube de futebol da cidade de Arcoverde, localizada no Sertão Pernambucano, o Alvirrubro Arcoverdense foi fundado em 07 de setembro de 1938, porém alguns registros históricos indicam que o clube existia pelo menos desde a década de 1920 como Democrático Sport Club.
Por José Henrique, 04 de maio de 2020 Arcoverde-PE
O Eutrópio Freire Esporte Clube, é um clube de futebol atualmente inativo da cidade de Arcoverde, localizada no Sertão Pernambucano, o tradicional tricolor foi fundado em 06 de outubro de 1963, e tem como mascote uma Chave Mecânica, que é em homenagem aos mecânicos do bairro de São Cristóvão, bairro este em que o clube foi fundado.
Por José Henrique M. Feitosa, 23 de abril de 2020 Caruaru-PE
O Atlético Clube Caruaru, foi um clube de futebol sediado na cidade de Caruaru, localizada no Agreste pernambucano. O clube foi fundado em 25 de fevereiro de 1975 como Esporte Clube Caruaru e refundado em 25 de fevereiro de 1979.
Disputou o Campeonato Pernambucano da 1ª divisão em 12 oportunidades como Atlético Caruaru e em 02 oportunidades como Esporte Caruaru.
O escudo acima foi utilizado pelo clube na década de 1980, como podemos observar na foto abaixo, que foi tirada no estádio do Arruda.
FONTES: Futebol Nacional, Foto: Willame Rocha no Facebook
NOME OFICIAL: Portuguesa de Desportos Caruaruense FUNDAÇÃO: 28 de fevereiro de 1960 LOCALIZAÇÃO: Caruaru - Agreste CORES OFICIAIS: Vermelho, Verde e Branco MASCOTE: ??? CAMPO OS ESTÁDIO: Antônio Inácio de Souza (6.000) STATUS ATUAL: Extinto
A Portuguesa de Desportos Caruaruense, foi um clube de futebol sediado na cidade de Caruaru, localizada no Agreste Pernambucano.
Fundada em 28 de fevereiro de 1960 o time da Portuguesa foi durante as décadas de 1970 e 1980 um dos clubes mais tradicionais do futebol Caruaruense, tendo conquistado o tricampeonato citadinode Caruaru em 1977, 1984 e 1985, sendo vice campeão em 1980.
Time da Portuguesa no começo do anos 70 - Foto: Valdênio Santos (presidente da LDC)
A tradicional Portuguesa foi convidada a participar da Copa Governador Eraldo Gueiros (Copa do Interior) no ano de 1973, onde caiu no grupo 3, confiram:
Grupo 3
Portuguesa de Caruaru; AGA de Garanhuns; Cruzeiro de Pesqueira; Estudantes de Sertânia; Livramento de Vitória de Santo Antão.
Em um grupo considerado forte esses foram os seguintes resultados da Lusa Caruaruense:
Portuguesa 1x1 Cruzeiro Portuguesa X Estudantes Portuguesa X AGA Portuguesa 3x2 Livramento Cruzeiro 0x3 Portuguesa Estudantes x Portuguesa AGA x Portuguesa Livramento 3x1 Portuguesa
Infelizmente em nossas pesquisas não conseguimos localizar todos os resultados da Portuguesa, porém a mesma não chegou a passar de fase.
Com isso a Portuguesa de Caruaru marcou sua história no futebol oficial de Pernambuco, participando a Interiorização dos clubes de futebol no estado que ocorria desde a década de 1930.
Com isso fica então marcado mais um clube no nosso Acervo Futebolístico de Pernambuco.
Fontes: BND - Diário de Pernambuco.
Agradecimento ao Sr. Valdênio (presidente da Liga Desportiva Caruaruense) que colaborou com o fornecimento das fotos onde pude redesenharo escudo do clube.
Por José Henrique M. Feitosa - 19 de abril de 2020
O Central Sport Club, é um time de futebol brasileiro que foi fundado em 15 de junho de 1919, na cidade de Caruaru, localizada no Agreste Pernambucano.
O escudo acima foi utilizado na temporada de 1954, época esta em que o clube ainda disputava o Campeonato Caruaruense, que era organizado pela Liga Desportiva Caruaruense (L.D.C).
Neste ano de 1954, em 13 edições disputadas o Central já acumulava 08 títulos conquistados no certame citadino, 1942, 1943, 1944, 1945, 1948, 1951, 1952 e 1953, mostrando que já dominava na época o futebol Caruaruense
No ano de 2002 o 1º de Maio Esporte Clube foi vice campeão do Campeonato Pernambucano da segunda divisão, quando ficou em 2º lugar no quadrangular final atrás do Itacuruba Sport club, confira a campanha da Arara-Azul nesta segundona.
1ª Fase
Egipciense 0-2 1º de Maio - Pereirão - São José do Egito 1º de Maio 2-2 Flamengo - Paulo Coelho/Petrolina Ramalat 1-1 1º de Maio - Bigodão/Ouricuri 1º de Maio 2-0 Itacuruba - Paulo Coelho/Petrolina 1º de Maio 1-0 Ramalat - Paulo Coelho/Petrolina Itacuruba 5-1 1º de Maio - Gaudenção/Itacuruba Flamengo 3-1 1º de Maio - Áureo Bradley/Arcoverde 1º de Maio - Egipciense - Paulo Coelho/Petrolina (Sem dados)
2ª Fase
Flamengo 0-2 1º de Maio - Áureo Bradley/Arcoverde 1º de Maio W.O A.E. Barreiros - Paulo Coelho/Petrolina 1º de Maio 1-0 Flamengo - Paulo Coelho/Petrolina A.E. Barreiros 1-2 1º de Maio - Luiz Brito de Melo/Barreiros
Quadrangular Final
Egipciense 2-0 1º de Maio - Pereirão - São José do Egito 1º de Maio 1-0 Íbis - Paulo Coelho/Petrolina Itacuruba 1-1 1º de Maio - Gaudenção/Itacuruba 1º de Maio 0-0 Itacuruba - Paulo Coelho/Petrolina Íbis 1-1 1º de Maio - Aflitos/Recife 1º de Maio 1-1 Egipciense - Paulo Coelho/Petrolina