domingo, 10 de fevereiro de 2019

Santa Cruz Futebol Clube do Carpina

Por Henrique Martins, Adm do Acervo Futebolístico Pernambucano
10/02/2019


Ficha do Clube
Nome
Santa Cruz Futebol Clube do Carpina
Fundação
15 de Novembro de 1954
Cidade/Mesorregião
Carpina – Zona da Mata
Mascote
---
Status
Social-Amador
Competição
Pernambucano 2ª divisão – 1995 (Última competição)
O Clube

História

O Santa Cruz Futebol Clube, é um clube de futebol sediado na cidade do Carpina.

Fundado em 15 de Novembro de 1954 por Edson Chagas, o clube sempre foi um dos mais tradicionais da esfera do futebol amador do estado de Pernambuco, principalmente na década de 70 e início dos anos 80, quando o clube chegou a participar de duas edições da Copa do Interior de Clubes, isso no ano de 1973 e 1981, chegando inclusive a ser vice-campeão no ano de 1973, perdendo a final para o time da AGA de Garanhuns.

Durante o começo da década de 80 o a cidade natal do Santa Cruz, Carpina se encontrou em uma grande crise no futebol local, onde o o tricolor carpinense  e outras equipes locais passavam por dificuldades o maior estádio local, o Osvaldo Freire estava em ruínas, onde muitas promessas politicas de recuperação foram feitas e nunca cumpridas, ao Santa Cruz também havia sido prometido uma sede para o clube, que devido a sua tradição, era um interiorano próximo da profissionalização no futebol.

Em um breve resumo a LCD estava gerindo mal o futebol local, onde todos os clubes filiados reclamavam da mesma, pela má gestão e o grande ápice das reclamações foi a não inclusão do Santa Cruz de Carpina, que era o clube mais tradicional e que levava mais público aos jogos, na Copa do Interior de clube do ano de 1980, onde a liga inscreveu o Condor de Nazaré da Mata para a competição.

E mesmo com todos esses problemas com a LCD o tricolor carpinense seguiu nas competições locais, conquistando inclusive alguns títulos, mais o maior ponto na história do Santa Cruz de Carpina foi em 1995.

Década de 90

No ano de 1995 o time do Santa Cruz do Carpina disputou pela primeira e única vez uma competição profissional, o Campeonato Pernambucano da 2ª divisão junto com Sete de Setembro de Garanhuns, Casa Caiada do Recife, Centro Limoeirense de Limoeiro, Íbis de Paulista e Ferroviário do Recife.

Contudo sua participação não foi muito boa, terminando na 5ª colocação no geral, confiram:

Santa Cruz de Carpina - 20 Jogos ( 5 Vitórias, 5 Empate e 10 derrotas, marcando 22 gols e sofrendo 23, ficando com um saldo de -1, e terminando na 5ª colocação no geral, na frente apenas do Íbis.

Depois dessa competição, o clube não retornou mais as competições profissionais no estado, permanecendo amador até os dias atuais.

Imagens e Fotos Raras

Time do Santa Cruz do Carpina na década de 70
Antigo Estádio Osvaldo Freire, propriedade do Santa Cruz  do Carpina, anos 70
Fontes: Diário de Pernambuco, Wikipédia, Facebook - Carpina, Capital da Mata Norte
Link da Matéria da Crise no futebol Carpinense em 1980 >>>> Clique Aqui <<<<
Agradecimentos a Sérgio Mello pela ajuda com as fotos e indicação da página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário