sexta-feira, 3 de julho de 2020

Copa Arizona de Futebol Amador - Ano 01


Por José Henrique, 03 de julho de 2020





A Copa Arizona de Futebol Amador foi uma competição de futebol que aconteceu entre os anos de 1974 e 1980 no estado de São Paulo e em 1977 até 1980 em Pernambuco. Ela foi organizada pelo jornal A Gazeta Esportiva no estado de São Paulo e pelo Diário de Pernambuco, aqui em Pernambuco e foi patrocinada patrocinada pela Companhia Souza Cruz, produtora de cigarros. Foi considerada a maior competição de futebol amador do Brasil na década de 70.









Logo da competição




Em seu primeiro ano em Pernambuco (1977), a competição reuniu nada mais, nada menos do que um total de 128 clubes inscritos (e na hora da competição esse Número diminuiu para 107) exclusivamente amadores e sem nenhum vinculo com algum clube profissional, pois em seu regulamento, na Copa Arizona era permitido apenas a inscrição de clubes totalmente amadores, pois o objetivo da competição era justamente divulgar o futebol amador no Brasil, e em Pernambuco não seria diferente.





Dos 128 clubes participantes a esmagadora maioria era da Capital Recife, mais tivemos representações de alguns municípios vizinhos como Cabo de Santo Agostinho, Moreno, Igarassu, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista e Paudalho, o campeão de Pernambuco disputaria a Chave do Nordeste contra os campeões do Ceará e Rio Grande do Norte.





A Federação Pernambucana de Futebol não foi a organizadora da competição, porém na época deu seu total apoio e cobertura para a Copa Arizona, chegando inclusive a enviar diversos quadros de árbitros para vários jogos.





Confiram então como ficou as quatro zonas da Copa Arizona de 1977 em Pernambuco:





No dia seguinte a publicação das Zonas, o Cacique FC foi incluído na Zona 2 e o C.E. Olindense na Zona 4




A Copa foi disputada no melhor estilo Copa do Brasil em cada Zona onde os campeões fariam as semifinais e consequentemente a final, e o grande campeão da Copa Arizona de 1977 foi a Sociedade Esportiva Abreulimense do então distrito da cidade de Paulista, Abreu e Lima, o clube era conhecido popularmente como "SEAL" ou "Psicodélico".









Com o título em Pernambuco o time do Abreulimense garantiu a vaga pernambucana no regional contra o Riachuelo (Campeão da Copa Arizona do Ceará) e o Racing (Campeão da Copa Arizona do Rio Grande do Norte), onde o time pernambucano, ficou com o Vice Campeonato e não se classificou para a Fase Nacional da Copa Arizona.













O Sucesso da Copa Arizona de Futebol Amador que a competição se estendeu até o ano de 1980, e gradativamente estaremos postando mais dessa histórica competição em Pernambuco.









FONTE: Diário de Pernambuco, Wikipédia;
Escudo do Abreulimense restaurado por José Henrique;





Compartilhe o a história do Nosso futebol!


4 comentários:

  1. Obs: O Clube “Psicodélico” de Abreu e Lima, foi fundado em 1974,ano em que foi campeão, de forma invicta,no campeonato Paulistense.(Na época Abreu e Lima era distrito de Paulista, área metropolitana do Recife.

    ResponderExcluir
  2. João Bosco obrigado pelo comentário iremos corrigir a imagem Assim que possível!

    ResponderExcluir
  3. Esse meu comentário faz referência ao ano de fundação do clube "Psicodèlico"., Agora ele foi inscrito na copa arizona sobre a sigla SEAL (Sociedade Esportiva AbreuLimense).

    ResponderExcluir
  4. Então o clube psicodélico e o Abreulimense são clubes diferentes?

    ResponderExcluir