terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Tramways Sport Club - Recife

Por Henrique Martins, Adm do Blog Acervo Futebolístico Pernambucano
24/12/2018


Ficha do Clube
Nome
Tramways Sport Club
Fundação
23 de abril de 1934
Cidade/Mesorregião
Recife – Capital
Mascote
Águia
Status
Extinto (1943)
Competição
Campeonato Pernambucano de 1941 – última competição oficial
O Clube

O Tramways Sport Club foi um clube de futebol, da cidade do Recife, foi fundado em 23 de abril de 1934 por funcionários da companhia inglesa Tramways que era detinha as conceções de fornecimento de energia elétrica e transporte "Ferrocarril" (bonde) em Recife até meados dos anos 40, durante seu curto período (1934-41) foi um dos principais times da capital. Seus apelidos eram "Expresso da Torre" (por causa do bairro one foi fundado) ou "Elétrico" (por ser de funcionários de uma empresa de energia elétrica) foi extinto em 1941 por falta de apoio financeiro, que atingiu outros clubes da época como: Israelita, Íris, Flamengo-PE, Great Western, Varzeano, Torre e etc.

Trajetória Meteórica

Em 22 de outubro de 1936, há exatos 80 anos, o Tramways pisou no campo da Jaqueira para fazer história como nunca foi feito no futebol pernambucano. Diante do Sport, o Elétrico, como também era chamado, construiu o placar de 3 a 2 e se sagrou campeão estadual invicto. A conquista, além de representar uma quebra no que já começava a ser a hegemonia do atual Trio de Ferro, provocou mudanças significativas na estrutura dos campeonatos locais. O time encabeçou a profissionalização dos atletas, com pagamentos de salários. Começou a substituir o conceito do jogo pelo amor à camisa, desenhando uma trajetória meteórica e vitoriosa no estado, alcançando, no certame seguinte, um bicampeonato invicto. Feito nunca igualado no estado.

A conquista do Tramways, em 1936, representou a última sem o pagamento aberto de dinheiro aos jogadores. Mas, antes mesmo da mudança, a equipe já provocava discussões acaloradas sobre o tema. A inscrição do time tricolor aconteceu em 9 de março de 1934, substituindo a equipe antes chamada de Tuiuti Força Esporte Clube. A decisão foi anunciada em publicação no Diario de Pernambuco e era fruto do investimento pesado da empresa The Pernambuco Tramways & Power Company Limited, de Londres.

Escudo do Tuiuti Força
O feito Imbatível

Até os dias atuais o time do Tramways é o único clube pernambucano que é Bi-campeão Invicto, o clube não perdeu nenhuma partida em dois anos de campeonato pernambucano, isso em 1936 e 1937.

Em 1936, ano em que o estadual decretou o fim do amadorismo o time do Tramways que era o maior economicamente falando, simplesmente voou sobre seus adversários, onde em um campeonato disputado em dois turnos os elétricos disputaram 13 partidas onde venceram 11 e empataram 2, marcando 69 gols, a última partida foi disputada contra o Sport onde o Tramways saiu vencedor pelo placar de 3x2.

Em 1937, mesmo sendo o atual campeão, o favoritismo continuou com Sport, Santa Cruz e América (sim o América e não o Náutico), contudo assim como em 1936 o time dos Elétricos atropelou seus adversários e conquistando 14 vitórias e 64 gols marcados na competição, importante lembrar que Central e Íris não compareceram em seus jogos.

O final do Tramways

No começo da década de 40 (em 1941 para ser mais exato) uma verdadeira crise financeira atingiu vários clubes pernambucanos como por exemplo Santa Cruz, América, Torre, Flamengo do Recife entre outros de menor expressão, e o Tramways foi um deles, o futebol do clube já vinha em decadência, onde sequer conseguia chegar entre os quatro primeiros colocados e o ponto final do clube foi justamente em 1941, quando ao enfrentar o Sport Recife, tomou uma goleada de 6x1, onde ao término da partida o clube abandonou a competição junto com o Flamengo de Recife no qual ainda restavam 4 rodadas para o final.

Em 1941 o Tramways saiu do Campeonato pernambucano para nunca mais voltar, o clube que foi um dos pioneiros em Pernambuco a profissionalizar jogadores, e era visto como exemplo de no pagamento dos salários aos jogadores era mais uma vítima da crise no futebol pernambucano de 1941.

Contudo o clube continuou em atividade até o ano de 1943, onde disputava amistosos contra clubes amadores e por fim desapareceu.

Curiosidade

O Tramways foi convidado para inauguração do estádio Presidente Vargas no Ceará onde foram disputadas três partidas:

Ferroviário 2x1 Tramways
Tramways - CE 2x7 Tramways - PE
Ceará 2x1 Tramways

Campanhas do Tramways no pernambucano

1935 - 2º colocado
1936 - Campeão invicto
1937 - Campeão invicto
1938 - 3º colocado
1939 - 3º colocado
1940 - 5º colocado
1941 - 6º colocado (abandonou a competição antes do final)

Títulos

Campeão Pernambucano 1ª divisão - 1936 e 1937 (invictos)
Campeão pernambucano 2ª divisão - 1934 (invicto)

Fotos Raras
Time Campeão em 1937

tramways-sport-club-dm16out36
Time Campeão em 1936
Outros escudos utilizados


Fontes: Diário de Pernambuco, Super Esportes PE, PE Futebol, Blog A História o Futebol
Escudos encontrados no Pinterest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário