sábado, 22 de setembro de 2018

Palmeiras Esporte Clube

Postado Por Henrique Martins Feitosa
Blogueiro, Administrador e Gestor de RH
22/09/2018 - Cabo de Santo Agostinho
Fonte: Wikipédia, Facebook do Clube



Ficha do Clube
Nome
Palmeiras Esporte Clube
Fundação
07 de Setembro de 1949 (ou 1945)
Cidade/Mesorregião
Petrolina – Sertão do São Francisco
Estádio
Paulo Coelho – 5.000
Status
Amador


O Clube
Palmeiras Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco de Pernambuco e tem como modalidade principal o futebol.

A história do clube começa em 7 de Setembro de 1949, quando o clube foi fundado por jovens proletários idealistas e genuínos petrolinenses, que devotaram suas vidas ao amor pelo esporte amador, estes jovens eram os irmãos Elias Lima da Silva e José Lima da Silva. Personalidades conhecidas na cidade de Petrolina que, sem nada receberem em troca, chegaram a gastar o próprio patrimônio pelo esporte, num tempo romântico, onde se fazia tudo por amor. Um dos clubes que fazem parte da história do futebol amador de Petrolina, o Esporte Clube Palmeiras, é o time do bairro Atrás da Banca, onde moravam seus fundadores. A data de fundação 7 de setembro, remete a mesma data de Independência do Brasil. Apesar de ter sido fundado oficialmente em 1949, há alguns testemunhos dando conta que o clube existe desde 1945, sendo um dos Palmeiras mais antigos do Brasil e da cidade de Petrolina. Neste ano, já se jogava nos terrenos baldios e várzeas com as cores do Palmeiras, numa homenagem ao grande time do Palmeiras de São Paulo, campeão do Campeonato Paulista de Futebol de 1942. Além do Palmeiras, Petrolina conta com outros clubes que atualmente são amadores, dentre eles existem:

América Futebol Clube
Caiano Sport Club
Ferroviária Esporte Clube
Náutico Esporte Clube
Palmeiras Esporte Clube
Flamengo Futebol Clube

Desde os primeiros jogos disputados pelo Palmeiras de Petrolina em competições amadoras, sempre foi com o escudo do Palmeiras em singela homenagem ao clube paulista. Mas quando foi fundado, o escudo não tinha nenhuma igualdade em relação ao que é usado atualmente pela equipe alve-verde paulista. Apenas a letra "P" no centro do escudo, era idêntico, além dos nomes do clube e do município escritos em forma circular.

O segundo escudo usado em 1968 era o que o Palmeiras usava quando foi campeão paulista de 1942. O Palmeiras de Petrolina usa o que é utilizado pela equipe paulista nos dias de hoje, com o famoso design que é a identidade do maior campeão nacional.


Ao longo dos seus 68 anos, o Palmeiras Esporte Clube já foi semiprofissional e já disputou a extinta Série A3 do Campeonato Pernambucano de Futebol que na época era conhecido como Copa do Interior das Ligas Municipais.

Na campanha o clube foi parado apenas nas quartas de finais, na primeira fase, eliminou o Grêmio São José de Surubim pelos placares de 1x1 e 2x1, nas oitavas de final eliminou o Cruzeiro de Toritama pelos placares de 0x1 e 3x0 e por fim foi eliminado pelo clube que viria ser o campeão da competição naquele ano, o Ferroviário do Cabo e depois de empatar em casa por 0x0, no estádio Gileno de Carli no Cabo perdeu por 2x0 dando adeus a competição naquele ano e não retornando mais as atividades semiprofissionais.


Títulos
 Municipal de Petrolina
2011


Desempenho em competições
Pernambucano 3ª divisão
2000
3º Fase

Imagens Raras

Time do Palmeiras em 1982



Nenhum comentário:

Postar um comentário