domingo, 30 de maio de 2021

Comercio Futebol Clube - Hexacampeão Caruaruense

Por José Henrique, 30 de maio de 2021

Caruaru-PE


O Comercio Futebol Clube, foi uma das agremiações mais tradicionais do futebol amador e no meio social na cidade de Caruaru, localizada no Agreste Pernambucano, o alvirrubro foi fundado em 12 de janeiro de 1940, o
 clube junto com Vera Cruz, Rosarense e São Paulo foi um dos fundadores da L.D.C (Liga Desportiva Caruaruense) mentora maior do futebol caruaruense no ano de 1941.

Nascimento

O clube foi criado em um bar de Caruaru por Barbosa "Treme-Treme", Antônio de Oliveira Chaves e Luiz Bezerra Torres, suas cores eram o vermelho e o branco, uma homenagem ao Clube Náutico Capibaribe, da capital do estado. O clube possuía entre seus associados um perfil um tanto elitizado, comparado com outros clubes da cidade, como o Central e do Vera Cruz, fomentando uma ferrenha rivalidade citadina.

Logo no 1º ano de disputado Campeonato Caruaruense, o clube se tornou campeão ao vencer seu rival Vera Cruz na final, e o clube voltaria a ser campeão em outras cinco oportunidades, totalizando 06 títulos municipais (1941, 1946, 1949, 1950, 1954 e 1960), o clube tinha tinha grandes rivais, eram o Central Sport Club e o Vera Cruz Futebol Clube onde verdadeiros clássicos eram disputado no Campo do Vera Cruz e no Estádio Pedro Vitor Albuquerque.

Time do Comercio, Campeão em 1954, Foto: Luiz Teofilo (facebook)

Construção da Sede e Decadência no futebol

O sucesso dos anos seguintes estimularam a construção de sua nova sede que está localizada na Rua Epitácio Martins Gomes, mas esse período também ficou marcado pela decadência da equipe de futebol, deixando de disputar competições nos anos de 1960.

A equipe do Comércio tinha um papel relevante para a sociedade caruaruense, sua sede era o ponto alto dessa relação. Com uma grande estrutura que contava com salões de festa, piscinas e quadra poliesportiva, o local foi ponto de eventos famosos e tradicionais como o "Manhã de Sol" e o baile "Vermelho e Branco", referencias no carnaval da cidade. O local ainda sediou grandes shows de famosos artistas nacionais.

Porém nesse mesmo período ficou marcado com a decadência do futebol do clube, seu último título foi no ano de 1960, e sua última participação no Campeonato Caruaruense aconteceu no ano de 1964, quando o clube já não conseguia mais obter bons resultados nos jogos e estava sendo superado pelos clubes que estavam surgindo no cenário do futebol caruaruense, como a Portuguesa, Unidos da Vila e Independente por exemplo.

Time do Comércio em 1960, Foto: Diário de Pernambuco (Biblioteca Nacional Digital)

Sendo assim o clube fechou as portas para o futebol ainda em meados da década de 1960, e sua sede atualmente está em ruínas como vocês podem conferir na imagem abaixo:

Sede em ruínas do Comércio Futebol Clube, Foto: Google Maps


FONTES: Diário de Pernambuco (Biblioteca Nacional Digital), Wikipédia, Google Maps, Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário