segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Centro Esportivo do Pina


Por José Henrique, 05 de agosto de 2020










O Centro Esportivo do Pina, é um tradicional clube de futebol amador que estar sediado no bairro do Pina na capital pernambucana Recife.









Fundado em 03 de abril de 1934, o clube é o maior campeão do futebol amador do Recife, são um total de 18 conquistas, o que faz do clube Verde-Negro o maior campeão amador do Campeonato Amador de Pernambuco sendo duas dessas conquistas na antiga Segunda Divisão Amadora nos anos de 1973 e 1977 quando venceu respectivamente a Universidade Católica e o Bom Sucesso.





Na época de sua fundação o clube buscou sua filiação junto a antiga regente do futebol suburbano do Recife e região isso no ano de 1939, a Associação Suburbana de Desportos Terrestres (A.S.D.T.) E disputou algumas edições do certame suburbano, mais sem muito brilho.





Após a absorção da A.S.D.T no ano de 1942 pela então FPD-PE (atualmente FPF-PE) o clube entrou em um hiato de competições, onde esteve voltado apenas apara a realização de amistosos contra clubes suburbanos e os clubes amadores dos profissionais e também emprestando seu campo para outros clubes jogarem, o clube retornou as competições apenas na década de 1960 pelo Campeonato do Pina, onde o mesmo conseguiu o título no ano de 1965 de forma antecipada.





Time do C.E. do Pina na década de 1960 - Foto: Fio do Pina




Sua história na antiga Segunda divisão Amadora começa no ano de 1973 (ano em que filiou-se a FPF-PE e estreou no campeonato) e seu primeiro título no certame veio já neste ano de 1973 quando venceu a Universidade Católica e sua segunda conquista veio em 1977 quando venceu o time do Bom Sucesso.





Time do C.E. do Pina em 1977 - Foto, Diário de Pernambuco




A partir da década de 1980, quando a segunda divisão amadora passou a ser a Terceira divisão amadora de Pernambuco, o C.E. do Pina simplesmente deslanchou e conquistou muitos títulos até 2018, confiram os títulos do C.E. do Pina:





Segunda Divisão Amadora: 1973 e 1977;
Terceira Divisão Amadora: 1983, 1985, 1990, 1992, 1993, 2002, 2003, 2006, 2008, 2009, 2010, 2017, 2018; (03 títulos sem registros);
Categoria de Juniores: 1984, 1985 e 2003.





Time Campeão da 2ª divisão Amadora em 1977 - Foto: Fio do Pina




Time do C.E. do Pina em 1984, Foto: Facebook (Vicente Souza Filho)




Time do C.E. do Pina em 1985 - Foto: Fio do Pina




Com tantos títulos conquistados, o clube também se destaca pela quantidade de de jogadores revelados, é dentre os mais conhecidos estão:





LEDUAR (SPORT), SIDUCA (SANTA CRUZ), MOACIR XAXÁ (TRAMWAYS), RUBENS PEZÃO (SANTA CRUZ), ANANIAS (SANTA CRUZ), ERICK (SPORT, NÁUTICO, SANTOS, CSA, AMÉRICA), DEMA (AMERICA, BRAGANTINO, SPORT, PORTUGAL), LIA (AMÉRICA, SANTA CRUZ, AMÉRICA DE NATAL), TADEU (AMÉRICA, NÁUTICO, CSA), MARO CUMUJU (SANTA CRUZ, SPORT), TALO (NÁUTICO), ROBERVAL (REMO), PAULO CARNEIRO (AMÉRICA, SPORT, CENTRAL), PAULO SILVA (FLAMENGO DO PIAUI, SPORT), MARCOS CHINÊS (SPORT, FLUMINENSE DO RIO, BAHIA), ROOSELVELT (SPORT), BRENO (AMÉRICA, NÁUTICO), GARRAFA (SANTA CRUZ), JOCA DA LUZ (SANTA CRUZ), TANDO (SANTA CRUZ), CIDINHO (SANTA CRUZ), FIO BOLEIRO (AMÉRICA), ANTONIO CARLOS - FIO(AMERICA, SANTA CRUZ, SPORT E IBIS), FABINHO (SPORT, SANTO AMARO), HENRIQUES (SANTA CRUZ, AMÉRICA), JORGE DE AMADEU (FERROVIÁRIO, SPORT), LETO (SANTA CRUZ, PALMEIRAS, NÁUTICO E PORTUGAL), MARCELINHO (SANTA CRUZ, PORTUGAL), ADELSON (SANTA CRUZ), BOSCO (AMÉRICA), MARCOS NEQUINHO (AMÉRICA), MARCOS LATERAL (AMERICA), PINGO (SPORT, IBIS), ADÉ (AMERICA),  MARCOS PULGA (FLAMENGO DO PIAUI), BIÉ(FLAMENGO DO PIAUI), THIAGO (NÁUTICO), RICARDO (SPORT), IVO (FLAMENGO DO PIAUÍ), NILTINHO (SANTA CRUZ, CORITIBA) DENTRE MUITOS OUTROS.





Entre os mais conhecidos revelados pelo clube são eles o ADEMIR MENEZES que foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1950 e VAVÁ que foi bi-campeão mundial em 1958 e 1962, onde no qual saíram do Centro Esportivo do Pina direto para o Sport Club do Recife, e posteriormente Vasco da Gama e assim para a Seleção Brasileira.

















Time do C.E. do Pina Bi-campeão em 2017 e 2018 - Fotos: Henrique do C.E. do Pina




Atualmente, o time do Centro Esportivo do Pina assim como os demais clubes amadores estão no aguardo do próximo campeonato pernambucano amador que provavelmente voltará a acontecer no ano de 2021.





O C.E. do Pina possui seu próprio hino de glória que tem como nome
ETERNAMENTE CAMPEÃO, confira abaixo.





ETERNAMENTE CAMPEÃO





VEM CONHECER  O QUE É HARMONIA EM FUTEBOL.





O CENTRO DO PINA APRESENTA UM LINDO PANORAMA DE AMADORES.





NOSSOS ATLETAS QUE A MOCIDADE APRESENTOU E FAZ INVEJA A MUITA GENTE, QUE VER O CENTRO DO PINA CAMPEÃO DE FUTEBOL.





VEM, VEM VER A TRISTEZA DE MUITA GENTE É A ALEGRIA DO MEU CORAÇÃO





(REFRÃO)
CENTRO DO PINA É CAMPEÃO.





VEM PEGAR NO MEU BRAÇO VAMOS ENTRAR EM CAMPO COMO UMA SELEÇÃO.





FONTE:
BND - Diário de Pernambuco, Facebook

Agradecimentos:
Ao Sr. Henrique, Atual presidente do clube e ao Sr. Fio do Pina Ex-presidente de muitos anos do clube por fornecerem informações sobre o clube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário