Por José Henrique, 05 de fevereiro de 2020
Ficha do Clube
Nome Oficial: Expressinho Futebol Clube
Fundação: Década de 1950
Localização: Recife Capital -- Pina --
Cores Oficiais: Azul e Branco
Mascote: ???
Status Atual: Extinto
Última Competição Estadual: Campeonato Pernambucano 3ª Categoria
O Expressinho Futebol Clube ou apenas Expressinho do Pina, foi um clube de futebol da cidade do Recife no bairro do Pina, o clube foi fundado na década de 1950, e além do Centro Esportivo do Pina o Expressinho foi a outra força do Bairro no futebol amador do estado.
O clube alviazulino como todo clube amador da época era modesto e seus recursos eram poucos, mesmo assim a paixão pelo futebol era enorme, tanto que o clube tinha uma das maiores torcidas entre os amadores, pois o campo do Pina estava constantemente lotado em dias de jogos do Expressinho, e essa paixão essa se converteu em força e o clube ao longo dos anos conquistou seu espaço dentre os mais fortes clubes amadores do Recife.
O Expressinho do Pina começou a ser notado de fato no cenário pernambucano do futebol quando enfrentou e venceu por 1x0 o time do Ferroviário do Recife, isso no ano de 1965.
No antigo Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão organizado pela Federação Pernambucana de futebol o já filiado Expressinho do Pina estreou em no ano de 1970 e veio disputando o campeonato regularmente até que o clube sagrou-se bicampeão, em 1974 quando levantou a taça ao vencer o tradicional Bom Sucesso de Casa Amarela pelo placar de 4x2, e no ano de 1975 após realizar uma excelente campanha, o Expressinho levantou a Taça do Bicampeonato.
O Clube também conquistou o bicampeonato na terceira divisão pernambucana em 1980 e em 1983.
Além da tradição no futebol da Segunda Divisão o Expressinho do Pina também se aventurou em outros esportes nas décadas de 1970 e 1980, foram ele o Futebol de Praia, Futebol de Salão e o Futebol Feminino.
O time do Expressinho do Pina hoje em dia se encontra extinto.
FONTES: BND - Biblioteca Nacional Digital, Site História do Futebol
Escudo do Expressinho redesenhado por Renato Zaraskys.
Só uma correção as cores do Expressinho do Pina era verde e branco.
ResponderExcluir