domingo, 20 de janeiro de 2019

Paulistano Futebol Clube

Por Henrique Martins, Adm  do Blog Acervo Futebolístico Pernambucano
20/01/2019


Ficha do Clube
Nome
Paulistano Futebol Clube
Fundação
07 de Agosto de 1982
Cidade/Mesorregião
Paulista – Grande Recife
Mascote
----
Status
Desativado
Competição
Pernambucano Série A1 - 1993
O Clube

Paulistano Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol do município de Paulista, atualmente encontra-se desativado, porém esteve presente no campeonato estadual entre os anos de 1982 a 1993, quando foi rebaixado.

Para podermos começar a falar do Paulista Foot-Ball Club e do Paulistano Futebol Clube, precisamos falar do Paulistano Esporte Clube, antigo time da cidade que foi fundado em em ainda na década de 20


Voltando para a década de 1910

Escudo do Paulista
Voltando a década de 1910

Fundado em 08 de março de 1915, o time do Paulista Foot-Ball Club nasceu quando a cidade de Paulista ainda era um distrito da cidade de Olinda, e suas origens são da CTP (Companhia de Tecidos Paulista), onde também mandava seus jogos (campo da CTP - 1.500 torcedores).

O time do Paulista esteve presente em duas edições do Campeonato Pernambucano de Futebol, 1916 e 1917, se tornando o primeiro clube fora de Recife a participar do estadual, onde no qual realizou campanhas modestas, tendo inclusive abandonado a competição em 1917, perdendo por W.O seu último jogo contra o Casa Forte FC.


Depois de 1917 o clube jamais retornou para o estadual, permanecendo desativado até os dias atuais.

Avançando para a década de 1920

No dia 16 de Janeiro de 1922 era fundado o time do Paulistano Esporte Clube, onde desde então o clube passaria a representar a cidade em competições estaduais e também participaria do campeonato citadino local, porém o clube jamais conseguiu entrar no Campeonato Pernambucano, e em nossas pesquisas não encontramos nenhum registro sobre sua participação nos campeonato da cidade.


Recorte de Jornal com o escudo do Paulistano EC
O maior indício de que o Paulista Foot-Ball Club passou a se chamar Paulistano Eporte Clube, é o fato de seus fundadores serem a mesma pessoa, o Coronel Frederico Lundgren, onde alem de manter os escudos parecidos, as cores também permaneceram no caso era o Azul e Amarelo.

Esse fato pode ser visto no mesmo jornal de onde o escudo saiu, portanto essa é uma informação sem concretização, ou seja pode ser tratada como um conto do futebol.

Para conferir essa história completa cliquem nos links abaixo:

>>> Paulista Foot-Ball Club <<<

>>> Paulistano Esporte Clube no Pernambucano <<<

De volta para a década de 1980

Em 1980 a ideia de que Paulista merecia um time profissional na elite estadual já estava madura e também já era concreta, só que para isso se houve muitas opções e dentre as mais viáveis, era de pegar um clube amador forte filiado a Liga de Paulista e profissionaliza-lo, onde os favoritos eram a Associação Esportiva Palmeiras (Campeão da Copa do Interior de 1980) e o Vera Cruz Futebol Clube (Várias vezes campeão do município).

Porém o então prefeito, Ademir Cunha em reunião com dirigentes de vários clubes amadores, optou por ressuscitar o Paulista Foot-Ball Club, que estava desativado desde 1917, o que gerou divergências com a FPF, que alegava que trazer o antigo Paulista seria muito problemático juridicamente.

Com isso o prefeito decidiu então criar um novo clube, que levaria consigo o nome e as cores da bandeira da cidade para a elite estadual, e assim em 07 de agosto de 1982 nascia o Paulistano Futebol Clube, que mandaria no também novíssimo estádio Ademir Cunha, que na época de sua inauguração possuía a capacidade para 20.000 torcedores.

Trajetória na elite estadual

O Paulistano esteve presente em 12 edições do campeonato estadual, onde brigava de igual para igual com os times intermediários, e em sua maioria das vezes, encerrando a competição no meio da tabela, confiram as colocações finais de cada ano do Paulistano na elite estadual.

1982 - , 1983 - , 1984 - , 1985 - , 1986 - , 1987 - , 1988 - , 1989 - , 1990 - , 1991 - , 1992 - , 1993 - 9º.

Brasileirão Série C

No ano de 1987 o 5º lugar no campeonato pernambucano, rendeu ao Paulistano uma classificação Inédita para o campeonato brasileiro da ´série C de 1988, onde o clube caiu no grupo 2, junto a Botafogo - PB, Auto Esporte - PB e Alecrim - RN, tendo inclusive se classificado para a segunda fase onde caiu em um forte grupo junto a Botafogo - PB, Campinense - PB e ABC - RN, tendo ficado em último neste grupo e sendo eliminado da competição, fechando a competição no 19º lugar geral.

Confiram os jogos do Paulistano na Série C de 1988:

1ª Fase
Paulistano 0x0 Alecrim (4x3)
Paulistano 0x1 Auto Esporte
Auto Esporte 1x4 Paulistano
Botafogo 2x0 Paulistano
Paulistano 0x1 Botafogo
Alecrim 0x1 Paulistano

2ª Fase

Campinense 3x2 Paulistano
Paulistano 1x0 ABC
Paulistano 0x1 Botafogo
ABC 1x0 Paulistano
Paulistano 1x4 Campinense
Botafogo 0x2 Paulistano

O fim do clube

Não existe nenhuma fonte concreta que confirme o fim do Paulistano, mais o que nos podemos especular é que o time teve o mesmo final de muitos clubes no interior pernambucano, onde os patrocínios se vão, a prefeitura deixa de apoiar, e o clube fica sem saída, com dívidas trabalhistas e outras mais, no Campeonato Pernambucano de 1993 o time foi eliminado/rebaixado da competição, junto com Sete de Setembro e Íbis, e deste ano para cá o time não mais voltou para as competições oficiais.

Houve um tentativa de alguns empresários de trazer o clube de volta a ativa no ano de 1999, porém não obtiveram sucesso, e assim o Paulistano ficou na história de Pernambuco.

Ídolos

Dentre os maiores destaques que já passaram pelo Paulistano, podemos destacar Givanildo Oliveira, que treinou o clube em 1991, e claro o atacante Rivaldo, que jogou na escolinha do Paulistano antes de ir para o time do Santa Cruz.


Rivaldo no Paulistano - Foto PE Retrô
Imagem rara




Fontes: Wikipédia, Blog a História do Futebol, Bola na Área, Diário de Pernambuco e Futebol Nacional.
Escudo do Paulista Foot-Ball Club redesenhado por Sérgio Mello do Blog a história do Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário